22 e 23 de Abril de 2016

Formandos: 24

Preço: 400 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

Curso de Suporte Avançado de Vida (CSAV) - REANIMA

Director do Curso: António Carneiro | REANIMA

 

É um curso de treino em Reanimação, reconhecido pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR) e desenvolvido de acordo com as recomendações do European Resuscitation Council (ERC) – este curso já está actualizado com as novas recomendações de 2015! O CSAV destina-se a treinar líderes das equipas de reanimação (intra ou extra- hospitalar) para tratamento de adultos. O curso tem a duração de 20h distribuídas por dois dias e está concebido para treinar 24 candidatos.

22 e 23 de Abril de 2016

Formandos: 24

Preço: 400 Euros

Programa Preliminar do Curso

 

Curso Europeu de Suporte de Vida Pediátrico (CSAV Pediátrico)

Director do Curso: Miguel Félix

 

É um curso de treino em Reanimação, desenvolvido de acordo com as recomendações do European Resuscitation Council (ERC) e reconhecido pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR). Destina-se a treinar elementos das equipas de reanimação (intra ou extra- hospitalar) para reconhecimento e tratamento de crianças gravemente doentes, abordando aspectos fundamentais como o suporte básico de vida, abordagem da via aérea e acessos, paragem cardio-respiratória e cuidados pós-reanimação. De realçar se promover o treino em diversos cenários, incluindo situações de trauma e ressuscitação neonatal. O curso tem a duração de dois dias e está concebido para treinar 24 formandos.”

22 de Abril de 2016

Formandos: 24

Preço: 150 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca (SAVIC)

Director do Curso: Daniel Ferreira

 

A insuficiência cardíaca continua a ser uma das mais importantes causas de morbilidade e mortalidade no nosso país, sendo uma das principais causas de internamento (e mortalidade) hospitalar, com elevados custos associados ao seu tratamento. É fundamental para o sucesso do seu tratamento a padronização do mesmo, segundo as guias de orientação vigentes. O SAVIC tem como objectivo sistematizar conceitos e treinar, num ambiente confortável e informal, abordagens padronizadas do manuseio de situações de insuficiência cardíaca aguda. O curso de duração de 7 horas é composto por aulas teóricas e práticas, que abordam o doente com insuficiência cardíaca em diferentes períodos: desde a fase inicial do tratamento no serviço de urgência (24h iniciais) até uma fase “tardia” de pré-alta hospitalar. Destina-se a 24 formandos médicos que lidem na sua práctica clínica com quadro de insuficiência cardíaca descompensada (Cardiologia, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar).

22 e 23 de Abril de 2016

Formandos: 15

Preço: 200 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

ECMO e Suporte Circulatório Mecânico Agudo (ECMO and Short-Term Mechanical Circulatory Support)

Director do Curso: Roberto Roncon-Albuquerque Jr

 

Apesar dos avanços recentes na abordagem das síndromes coronárias agudas e das miocardiopatias, a elevada mortalidade do choque cardiogénico mantem-se inalterada.

Nos últimos anos observou-se avanços importantes no suporte circulatório mecânico agudo, com dispositivos (ECMO) biocompatíveis, miniaturizados e portáteis, tornando a aplicação do suporte hemodinâmico mais eficiente e simples.

Muitos centros por todo o mundo desenvolveram “equipas de Choque” com o intuito de resgatar e estabilizar doentes com choque cardiogénico profundo, dando-lhes uma oportunidade de recuperação ou de ponte para transplante cardíaco/assistência ventricular de longo termo.

Mais recentemente a VA-ECMO demonstrou ser uma importante ferramenta no contexto de paragem cardíaca refractária, mesmo no contexto pré-hospitalar, bem como a sua utilização em procedimentos cardiovasculares de alto risco tornou possível ir mais longe mantendo a segurança do doente.

O curso “ECMO e Suporte Circulatório Mecânico Agudo” tem 11 horas de duração, para um máximo de 15 formandos. Irá abordar os aspectos teóricos e práticos principais do suporte circulatório mecânico, visando proporcionar um quadro actualizado para a tomada de decisão e gestão de pacientes com choque cardiogénico profundo, refractário. É dirigido a todos os profissionais de saúde que se dedicam ao tratamento destes doentes críticos.

22 de Abril de 2016

Formandos: 12

Preço: 200 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

 

Curso Prático de Acessos Vasculares Ecoguiados (CAVE)

Directores do Curso: Tomás Lamas | Miguel Borges Santos

 

A colocação de acessos venosos centrais é cada vez mais frequente na práctica clínica, nomeadamente para administração de vasopressores, pacing provisório, cateterismo direito para biópsia endomiocárdica ou avaliação hemodinâmica. A colocação destes acessos é feita classicamente utilizando as referências anatómicas e associa-se a uma taxa significativa de complicações. A colocação de acessos vasculares com recurso à ecografia demonstrou ter maior taxa de sucesso e menor incidência de complicações e está actualmente recomendada por múltiplas entidades, nomeadamente pela NICE e pela American Society of Echocardiography. O curso CAVE, com capacidade para 12 formandos, permite a aquisição de fundamentos e competências básicas para uma futura utilização autónoma desta técnica. O tempo efectivo de aprendizagem é de 7 horas: formação teórica 3h + formação práctica 4h, destinando-se a médicos hospitalares em qualquer etapa da sua formação cuja actividade envolva a colocação de acessos venosos centrais.

22 e 23 de Abril de 2016

Formandos: 18

Preço: 170 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

Ecocardiografia para a Emergência (EmergEco-FATE “Focused Assessment with Transthoracic Echocardiography”)

Directora do Curso: Regina Ribeiras

 

A Ecocardiografia é uma ferramenta diagnóstica poderosa em contexto de emergência, sendo particularmente relevante no doente em choque. Este curso pretende fornecer a médicos não cardiologistas (internista/anestesista/intensivista) a formação básica necessária para a execução de um exame ecocardiográfico bidimensional sistematizado, dirigido para o diagnóstico da etiologia de quadros de choque, permitindo a rápida identificação dos padrões patognomónicos de tamponamento, disfunção ventricular grave, tromboembolismo pulmonar maciço e hipovolemia grave. Trata-se dum curso com formação teórica e treino prático em modelos vivos, com duração cerca de 10 horas, para 15 formandos.

23 de Abril de 2016

Formandos: 18

Preço: 100 Euros *

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

* Apoio: AstraZeneca

Curso de Electrocardiografia Clínica

Director do Curso: Aníbal Albuquerque

 

Um curso práctico promovido pela Escola de Formação Pós-Graduada em Medicina Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia está vocacionado essencialmente para o contexto de urgência. Após uma introdução teórica que abordará as bases da electrocardiografia clínica, serão analisados ECG's contextualizados em 6 tópicos clínicos principais - Reanimação Cardio-respiratória, Síndrome Coronária Aguda, Insuficiência Cardíaca Aguda, Síncope, Palpitações e ECG's em contextos não-urgentes. Com duração de 4 horas para 18 formandos, este curso destina-se sobretudo a médicos não-cardiologistas, preferencialmente internos que façam serviço de urgência pré ou intra-hospitalar.

23 de Abril de 2016

Formandos: 50

Preço: 30 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

Curso de Insuficiência Cardíaca Crónica

Directora do Curso: Cândida Fonseca

 

Será um curso muito prático dirigido a médicos de Medicina Geral e Familiar, internos/jovens especialistas de Cardiologia e Medicina Interna. Terá uma breve introdução teórica para refrescar os raciocínios e as evidências e seguir-se-ão uma serie de casos clínicos do dia-a-dia que serão discutidos com um painel e a assistência, com base em respostas da assistência por televoto às perguntas dirigidas sobre os casos clínicos.

23 de Abril de 2016

Formandos: 30

Preço: 30 Euros

Programa Preliminar do Curso   

INSCREVA-SE JÁ!

Multimodalidade de Imagem e Válvula Aórtica Percutânea (TAVI)

Director do Curso: João Abecasis

 

Numa iniciativa conjunta dos grupos de estudo de doença valvular, ecocardiografia e cardiologia nuclear, ressonância magnética e TAC cardíaca, foi criado um curso dedicado à utilização de múltiplas modalidades de imagem cardiovascular no planeamento, intervenção e seguimento de doentes propostos e submetidos à implantação de válvulas aórticas percutâneas (TAVI). Pretende-se uma aprendizagem baseada em casos clínicos reais, com o conhecimento das particularidades relativas às diferentes modalidades de imagem, nas várias fases do procedimento: avaliação e selecção, monitorização da implantação e seguimento após procedimento. Este curso destina-se a internos de Cardiologia e especialistas com interesse/trabalhando com doentes propostos/submetidos a implantação de TAVI, havendo para esse efeito 30 vagas.

23 de Abril de 2016

Formandos: 50

Preço: 30 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

Cardiopatia e Gravidez – Curso de Actualização

Director do Curso: Lino Patrício

 

Um curso há muito esperado no CPC, a Cardiopatia e Gravidez, vai abordar questões pertinentes do seguimento da grávida com doença cardíaca, como o risco cardiovascular e fármacos desaconselhados na gravidez e aleitamento, com discussão de variados casos clínicos nesse contexto: HTA, doença valvular, arritmias, doença coronária, cardiopatia peri-parto, entre outras. Terá uma duração de cerca de 5h e destina-se a médicos cardiologistas e não cardiologistas.

23 de Abril de 2016

Formandos: 30

Preço: 30 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

Curso de Fisiologia Coronária – do Laboratório de Hemodinâmica à Clínica

Directores do Curso: Sérgio Bravo Baptista | Luís Raposo

 

Um curso inovador e original que aborda os fundamentos da fisiologia coronária e da sua avaliação no laboratório de hemodinâmica. É dirigido em particular a internos de Cardiologia ou Cardiologistas de intervenção em treino, bem como a Cardiologistas clínicos com especial interesse na doença arterial coronária. Será um curso interactivo, com sessões de televoto, onde serão abordados temas como métodos de avaliação de isquemia não invasivos e invasivos, dando relevância ao FFR e outros índices fisiológicos, fazendo a sua transposição para os diversos contextos da doença coronária.

23 de Abril de 2016

Formandos: 24

Preço: 150 Euros

Programa Preliminar do Curso

INSCREVA-SE JÁ!

Ecografia Pulmonar Point-of-Care (POCUS Lung)

Director do Curso: José Mariz

 

O curso Ecografia Pulmonar Point-of-Care (POCUS Lung) engloba os princípios teóricos e práticos para efectuar ecografia pulmonar, dirigido a médicos que estejam envolvidos no tratamento de doentes do foro cardiovascular, quer em ambiente de urgência, como em unidades de cuidados críticos e decisão clínica.

O curso é essencialmente prático, no espírito hands-on, e no final os formandos serão capazes de reconhecer: Pulmão normal, atelectasia, pneumotórax, edema pulmonar, consolidação, derrame pleural. Adicionalmente, e através da análise de casos clínicos, os conhecimentos obtidos serão enquadrados com elementos clínicos e ecográficos da avaliação cardíaca, Veia Cava Inferior e Volémia.

Com a duração de 5 horas, o curso terá um pré-teste de 15 min, uma introdução teórica de 45 min, seguido de 3 horas de prática com modelos humanos (6 formandos/modelo/tutor – máximo de 24 formandos). Na última hora serão analisados casos clínicos onde se integrará o conhecimento da ecografia pulmonar com a restante avaliação clínica e ecocardiográfica do doente, seguido do pós-teste de 15 min.

23 de Abril de 2016

Formandos: 50

Preço: 50 Euros *

Programa Preliminar do Curso   

INSCREVA-SE JÁ!

* Apoio: AstraZeneca

STEMI-CARE (Curso Avançado em Abordagem Intra-Hospitalar Precoce do Enfarte Agudo do Miocárdio com Supra de ST)

Directora do Curso: Sílvia Monteiro

 

O diagnóstico precoce e a instituição da terapêutica de reperfusão atempada constituem a chave do sucesso na abordagem do Enfarte Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento de ST (EAMcST). Para tal é fundamental a redução dos tempos de atraso até à terapêutica de reperfusão, com optimização das redes de referenciação regional e, acima de tudo, pela sensibilização e motivação de todos os profissionais envolvidos no tratamento do doente com EAMcST. Para isso é essencial a formação e atualização profissional nesta área. O STEMICARE é um projeto de formação organizado no âmbito do Stent for Life, com duração de 5 horas, destinado a todos os profissionais do Serviço de Urgência (Internos e Especialistas de Medicina interna, Medicina intensiva e Emergência médica). A formação, destinada a 50 formandos, tem como principal objetivo rever a abordagem intra-hospitalar precoce do EAMcST, de uma forma prática, atual e adaptada à realidade nacional. Os principais temas abordados nas sessões teóricas incluem: diagnóstico e abordagem inicial das síndromes coronárias agudas, seleção da estratégia de reperfusão miocárdica, rede de referenciação regional, terapêutica antitrombótica, prevenção e tratamento das principais complicações (arritmias cardíacas e choque cardiogénico), em alternância com a discussão interativa de casos clínicos em pequenos grupos de formandos.

© SPC 2016 - Sociedade Portuguesa de Cardiologia - Todos os direitos reservados.